Entenda como o home office está repercutindo nas negociações de acordos e convenções coletivas

Entenda Como O Home Office Está Repercutindo Nas Negociações De Acordos E Convenções Coletivas Quero Montar Uma Empresa - Escritorio de Contabilidade em Campinas | System Consultoria Contábil
Levantamento do Projeto Salariômetro da Fipe mostra que o home office está cada vez mais na mesa de negociações entre empresas e sindicatos. O total de acordos e convenções coletivas envolvendo o trabalho remoto teve um salto de 236%, levando em conta o ano todo de 2019 e os nove primeiros meses de 2020. Em 2019, houve 884 negociações, enquanto que em 2020, até setembro, o número estava em 2.971.

Compartilhe nas redes!

Home office provoca crescimento de negociações coletivas

Total de acordos e convenções coletivas envolvendo o trabalho remoto teve um salto de 236%.

Levantamento do Projeto Salariômetro da Fipe mostra que o home office está cada vez mais na mesa de negociações entre empresas e sindicatos. O total de acordos e convenções coletivas envolvendo o trabalho remoto teve um salto de 236%, levando em conta o ano todo de 2019 e os nove primeiros meses de 2020. Em 2019, houve 884 negociações, enquanto que em 2020, até setembro, o número estava em 2.971.

Em relação à proporção dentro do total, o tema trabalho remoto, que esteve em 2,4% das negociações em 2019, saltou para 15,9% neste ano até setembro.

O Salariômetro da Fipe projeta para o ano inteiro de 2020 o total de 5,8 mil negociações coletivas envolvendo o trabalho remoto, ou seja, 18,7% de um total de 31 mil.

Atividades

A negociação do trabalho remoto não se dá com a mesma frequência em todas as atividades. Entre 40 atividades acompanhadas no Projeto Salariômetro da Fipe, 11 concentram 80,7% dos casos em 2020. Segundo a Fipe, esse resultado mostra que o trabalho remoto dificilmente será adotado uniformemente na economia como um todo.

Entre as 11 atividades com maior número de negociações, lidera com maior percentual entre o total Telecomunicações, telemarketing, processamento de dados e tecnologia da Informação. Veja abaixo:

– Telecomunicações, telemarketing, processamento de dados e tecnologia da Informação: 44,1%
– Serviços a terceiros e fornecimento de mão de obra: 41%
– Educação, ensino e formação profissional: 38,9%
– Assessoria, consultoria e contabilidade: 29,3%
– Comércio atacadista e varejista: 27,6%
– Organizações não governamentais: 22,1%
– Construção Civil: 16,4%
– Bares, restaurantes, hotéis, similares e diversão e turismo: 15,2%
– Indústria metalúrgica: 14,1%
– Transporte, armazenagem e comunicação: 13,1%
– Indústria química, farmacêutica e de plásticos: 10%

Para Hélio Zylberstajn, professor sênior da FEA/USP e coordenador do Projeto Salariômetro da Fipe, a negociação coletiva pode proteger os interesses dos trabalhadores em diversos aspectos, especialmente nos que despertam maiores preocupações, como a remuneração, a jornada de trabalho e a saúde ocupacional.

Apesar de ressaltar a necessidade de regulamentar a modalidade, ele faz uma ponderação: “Será que a lei poderá dar conta, sem cometer excessos em nenhuma direção, da defesa dos interesses envolvidos? Talvez a emergência do trabalho remoto seja uma oportunidade para dar lugar preferencial à negociação coletiva, antes de regulamentar por lei”, diz.

Home office

O home office, que antes da Covid-19 abrangia ainda poucas empresas no país e era implantado alguns dias da semana, acabou sendo a saída encontrada pelos empregadores durante a pandemia para manter as atividades e evitar o risco de contaminação dos trabalhadores.

No entanto, o Ministério Público do Trabalho (MPT) vê a modalidade como um desafio, já que em muitas empresas o teletrabalho poderá passar de emergencial para permanente, o que reforça a necessidade de fiscalização.

Por isso, o MPT divulgou uma nota técnica com 17 recomendações para o trabalho em home office para empresas, sindicatos e órgãos da administração pública alegando que o objetivo é garantir a proteção dos trabalhadores.

Entre os pontos abordados pelo MPT estão a preservação da privacidade, reembolso de despesas, infraestrutura para o trabalho remoto, informação sobre desempenho, ergonomia, pausa para descanso, ajuste de escala para as necessidades familiares e controle de jornada – veja aqui todos os pontos.

Segundo Peterson Vilela, advogado trabalhista do L.O. Baptista Advogados, as recomendações não têm força de lei, mas são uma espécie de ‘roteiro’ utilizado pelo MPT para as denúncias envolvendo a modalidade de home office.

Fonte: Contábeis

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Impulsione Seus Resultados Financeiros Com Uma Gestão Empresarial Eficiente! - Escritorio de Contabilidade em Campinas | System Consultoria Contábil

Transforme sua Gestão Empresarial e Impulsione seus Resultados

Gestão Empresarial: Impulsione Seus Resultados Financeiros com Estratégias Eficientes! Descubra como uma gestão empresarial eficiente pode transformar seu negócio, otimizar seus processos e garantir resultados financeiros surpreendentes! Uma gestão empresarial eficiente é essencial para qualquer empresário que deseja melhorar os

Aumente Seus Lucros Estratégias Para Pagar Menos Impostos! - Escritorio de Contabilidade em Campinas | System Consultoria Contábil

Pague Menos Impostos e Aumente Seus Lucros Agora!

Pagar menos impostos: Estratégias práticas para empresários aumentarem seus lucros e rentabilidade Descubra como empresários inteligentes estão aumentando seus lucros ao reduzir a carga tributária com dicas práticas e casos de sucesso comprovados. Você sabia que pagar menos impostos pode

Contabilidade Fiscal Saiba Como Evite Multas - Escritorio de Contabilidade em Campinas | System Consultoria Contábil

Contabilidade Fiscal: Otimize Impostos e Evite Multas na Empresa

Contabilidade fiscal para empresas: Otimize seus impostos e evite multas com nossas dicas essenciais! Descubra como uma gestão fiscal eficiente pode transformar a saúde financeira da sua empresa, evitando penalidades e aproveitando ao máximo os benefícios fiscais disponíveis! Gerir uma

Gestão Financeira Empresarial (9) - Escritorio de Contabilidade em Campinas | System Consultoria Contábil

Descubra já como transformar a gestão financeira empresarial

5 dicas essenciais de gestão financeira empresarial para aumentar seus lucros! Saiba como otimizar a gestão financeira da sua empresa com estratégias práticas e eficazes para garantir o crescimento sustentável e o sucesso. A gestão financeira empresarial é um dos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A transformação digital, que já era realidade para muitos empreendedores…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Há mais de três décadas, a Systen Consultoria Contábil se dedica a oferecer soluções de alta qualidade, consolidando-se como referência no mercado.

Nosso compromisso com a excelência é reconhecido por meio do nosso selo de qualidade, que atesta a expertise e a dedicação da nossa equipe em atender às suas necessidades de forma personalizada e completa.
30 Anos Selo System - Escritorio de Contabilidade em Campinas | System Consultoria Contábil