Índice
Confira como definir a jornada de trabalho dos funcionários de seu escritório contábil
Atente-se aos principais aspectos a serem considerados na hora de definir a jornada de trabalho dos seus colaboradores. Evite maiores transtornos!
É responsabilidade dos profissionais de RH certificar-se de que a empresa para a qual eles estão trabalhando esteja conforme as leis trabalhistas.
Conforme a CLT, existem vários tipos de horas de trabalho, e as regras relativas a horas extras, períodos de descanso e outros assuntos relacionados devem ser considerados.
Para administrar efetivamente a jornada de trabalho dos funcionários, dê uma olhada nas informações a seguir.
O que significa a jornada de trabalho?
O dia de trabalho significa as horas que os funcionários estão empregados, se for no local de trabalho, de sua própria casa ou em um local externo. Portanto, está correlacionado com sua agenda diária.
A jornada de trabalho é o tempo em que o funcionário consegue prestar serviços à empresa.
O tipo mais familiar de jornada de trabalho é a semana de 44 horas, dividida em cinco dias úteis e dois dias de descanso no fim de semana. No entanto, este não é o padrão exclusivo, como examinaremos mais adiante.
Antes de examinarmos todas as opções possíveis, precisamos compreender os regulamentos que descobrem o que é um dia de trabalho. Vamos ao que interessa?
O que diz a legislação?
Nosso conhecimento do conceito de jornada de trabalho se expandiu, portanto, daremos uma olhada mais detalhada no que a CLT propõe.
Como mencionado acima, os trabalhadores permanentes devem passar 8 horas no trabalho a cada dia e 44 horas no total a cada semana, conforme delineado no artigo 58 da CLT — esse artigo também inclui a permissão para o atraso.
O primeiro parágrafo do artigo estabelece que as discrepâncias no registro de tempo de até cinco minutos não serão consideradas ou deduzidas.
Isso implica que um funcionário que chega com cinco minutos de atraso ou sai cinco antes não será penalizado. Entretanto, a tolerância máxima para estes casos é de 10 minutos diários.
Dentre as principais questões legais com relação à jornada de trabalho, estão:
- Descanso semanal;
- Intervalo interjornada;
- Intervalo intrajornada;
- Hora extra;
- Horas noturnas.
Leia mais sobre a jornada de trabalho nos artigos a seguir:
Qual a duração da jornada de trabalho permitida pela CLT?
Conforme os artigos 58 e 59 da CLT, os funcionários permanentes são obrigados a trabalhar 8 horas por dia.
É possível estender seu horário de trabalho até 10 horas, mas isso é o máximo que pode ser feito. Mais tarde aprenderemos sobre a jornada de trabalho 12×36.
A Reforma Trabalhista ajustou a duração máxima de uma jornada de trabalho regular.
Quais os tipos permitidos pela Consolidação das Leis do Trabalho?
Segundo a legislação trabalhista, uma jornada normal de trabalho é de 8 horas e uma semana de trabalho é de 44 horas.
Apesar disso, há exceções e as empresas podem optar por ter horários de trabalho diferentes. Sendo eles escalonados da seguinte maneira:
- Escala 5×1;
- Escala 5×2;
- Escala 4×2;
- Escala 6×1;
- Escala ou jornada 12×6;
- Escala 24×48.
A importância do controle efetivo da jornada de trabalho
Numerosas organizações ainda ignoram a gestão do tempo para seus funcionários, desconhecedores de seu verdadeiro significado.
Entretanto, o controle de tempo não revela apenas se os funcionários estão no horário; ele garante que a empresa está aderindo aos regulamentos e tem um relacionamento aberto com seus trabalhadores.
Em uma empresa não regulamentada, ambos os lados podem sofrer. Isso porque o empregado pode tomar medidas legais contra a empresa, ou a empresa pode legitimamente demitir o trabalhador.
Assim, o controle de tempo e presença confere mais clareza à relação de trabalho, diminui o risco de responsabilidades legais e ajuda a fomentar uma boa cultura organizacional.
Como controlar a jornada de trabalho dos seus colaboradores?
Para ter um sistema eficaz de gestão de pessoal, você precisa escolher um sistema confiável. Um sistema online é uma ótima opção.
Ele não apenas realiza o processo de registro, mas também fornece recursos adicionais como gerenciamento de tempo, coleta de métricas com relatórios customizáveis e a capacidade de exportar dados para os sistemas primários de folha de pagamento.
Por que contar com uma contabilidade?
Orientar e supervisionar a implementação dos regulamentos da Consolidação das Leis Trabalhistas e outros relacionados à previdência social, PIS, FGTS, entre outros.
Além disso, oferecemos suporte para manutenção de documentos dos funcionários e demais serviços, como produção da folha de pagamento do pessoal, elaboração de pró-labore, assim como das guias de recolhimento dos encargos sociais e tributos pertinentes.
Em suma, dispomos de diversos serviços contábeis que prezam por um atendimento especializado aos demais requisitos legais, em casos de fiscalização.
Conte conosco, da Systen
A Systen Consultoria Contábil SS LTDA., que está sediada em Campinas e atende a região da MRC, destaca-se por seus serviços de qualidade superior.
No mundo atual de competição, a qualidade é um ingrediente essencial para a sobrevivência. A qualidade envolve exigências particulares, tais como:
- Atendimento personalizado e sério ao cliente;
- Capacitação e atualização profissional contínua;
- Competitividade;
- Cumprimento de prazos;
- Dedicação;
- Eficiência;
- Rapidez e racionalização de tempo e trabalho;
- Responsabilidade.
Nosso objetivo é oferecer assistência excepcional nos domínios da contabilidade, impostos, emprego e estabelecimento de empresas.
Garantimos alta qualidade, pontualidade, rapidez e confiabilidade dos dados, auxiliando na observância das obrigações legais e fornecendo consultoria pioneira e colaborativa aos diretores das empresas.