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Passivo trabalhista: 5 erros que você não deve cometer com sua equipe contábil

Conheca 5 Erros Que Voce Nao Deve Cometer Em Sua Equipe Contabil Para Evitar Passivos Trabalhistas Blog - Escritorio de Contabilidade em Campinas | System Consultoria Contábil

Conheça 5 erros que você não deve cometer em sua equipe contábil para evitar passivos trabalhistas

Conheça os erros que sua empresa deve evitar nas rotinas trabalhistas para evitar passivos trabalhistas

O processo do setor trabalhista é um conjunto de procedimentos que regulam as relações entre empregados e empregadores. As leis trabalhistas regulam os direitos e deveres dos empregados e dos empregadores, bem como as obrigações trabalhistas

O não cumprimento dos direitos do trabalhador pela empresa pode causar o chamado passivo trabalhista, isso é extremamente  prejudicial para a empresa.

Portanto, para te auxiliar quanto a isso, resolvemos trazer neste artigo temas como…

Que tal conhecer mais assuntos da Systen? Veja os materiais citados abaixo:

Quais são as principais rotinas do setor trabalhista de uma empresa?

Os principais processos do setor trabalhista de uma empresa incluem:

É importante que a empresa tenha um controle eficaz das rotinas do setor trabalhistas para evitar que incorrem passivos trabalhistas, vamos entender melhor sobre isso nos próximos tópicos.

O que é passivo trabalhista?

O passivo trabalhista é a quantia que uma empresa deve aos seus funcionários em relação ao não cumprimento das obrigações com o mesmo, como por exemplo a falta de pagamento de benefícios impostos por lei, horas extras, recolhimento de encargos sociais entre outros.

5 erros que você não deve cometer em sua equipe contábil para evitar incorrer passivos trabalhistas

Veja 5 exemplos do que pode causar passivos trabalhistas

 1. Não cumprir as obrigações trabalhistas 

Não cumprir essas obrigações trabalhistas pode acarretar em multas e até mesmo ações judiciais. Por isso, é fundamental que sua equipe contábil esteja sempre atenta a todas as obrigações trabalhistas, tais como: recolhimento dos impostos, férias, 13º salário, FGTS, dentre outros.

 2. Não seguir as normas das legislação 

Outro erro muito comum é não seguir as normas da legislação trabalhista. É importante que sua equipe esteja sempre atualizada sobre as mudanças nas leis e normas para que possam cumpri-las corretamente.

 3. Não ter um bom controle de jornada do colaborador

Um erro grave que pode comprometer toda a gestão da empresa é não realizar o controle de jornada de trabalho dos funcionários. Esse controle é importante para evitar problemas como o pagamento de horas extras, faltas injustificadas e até mesmo acidentes de trabalho.

 4. Registros desatualizados

Outro erro que é grave e é cometido por algumas empresas é o de não manter os registros dos funcionários em dia. Esses registros são importantes para comprovar o vínculo empregatício e evitar problemas judiciais no futuro.

 5. Falta de preparo 

Por último, mas não menos importante, é importante que sua equipe contábil seja competente e tenha conhecimento técnico suficiente para exercer sua função da melhor maneira possível. Caso contrário, podem ocorrer erros graves que podem custar caro para a empresa.

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Aqui, com a Systen, você conta com nossos serviços especializados no departamento pessoal de sua empresa; com a nossa Terceirização da Folha de Pagamento, ficará mais fácil zelar pelos direitos trabalhistas e evitar problemas como ter incorrência de passivos trabalhistas.

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