Passivo trabalhista: 5 erros que você não deve cometer com sua equipe contábil

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Conheça 5 erros que você não deve cometer em sua equipe contábil para evitar passivos trabalhistas

Conheça os erros que sua empresa deve evitar nas rotinas trabalhistas para evitar passivos trabalhistas

O processo do setor trabalhista é um conjunto de procedimentos que regulam as relações entre empregados e empregadores. As leis trabalhistas regulam os direitos e deveres dos empregados e dos empregadores, bem como as obrigações trabalhistas

O não cumprimento dos direitos do trabalhador pela empresa pode causar o chamado passivo trabalhista, isso é extremamente  prejudicial para a empresa.

Portanto, para te auxiliar quanto a isso, resolvemos trazer neste artigo temas como…

  • Principais rotinas do setor trabalhista de uma empresa;
  • O que é passivo trabalhista;
  • Erros que você não deve cometer em sua equipe contábil.

Que tal conhecer mais assuntos da Systen? Veja os materiais citados abaixo:

Quais são as principais rotinas do setor trabalhista de uma empresa?

Os principais processos do setor trabalhista de uma empresa incluem:

  • Admissão de funcionários: é o processo pelo qual um candidato é selecionado para ocupar uma vaga de emprego. Esse processo envolve anúncios, seleção de currículos, entrevistas e testes.
  • Demissão de funcionários: é o processo pelo qual um funcionário é dispensado do seu cargo. A demissão pode ser por justa causa (quando o funcionário cometeu alguma infração), por motivo de falta de condições para o exercício da função (por exemplo, falta de habilidade) ou por acordo entre as partes (quando há um acordo entre o funcionário e a empresa para a rescisão do contrato)
  • Salários: os salários são pagos aos funcionários pelas horas trabalhadas. A legislação trabalhista estabelece os valores mínimos que devem ser pagos aos funcionários, bem como os critérios para o reajuste dos salários. As convenções coletivas também podem estabelecer valores mínimos para os salários dos funcionários.
  • Além disso, fazem parte das principais rotinas trabalhistas de uma empresa: férias, 13º, recolhimento de impostos e controle de jornada, controle de férias, legislação trabalhista, benefícios, entre outros.

É importante que a empresa tenha um controle eficaz das rotinas do setor trabalhistas para evitar que incorrem passivos trabalhistas, vamos entender melhor sobre isso nos próximos tópicos.

O que é passivo trabalhista?

O passivo trabalhista é a quantia que uma empresa deve aos seus funcionários em relação ao não cumprimento das obrigações com o mesmo, como por exemplo a falta de pagamento de benefícios impostos por lei, horas extras, recolhimento de encargos sociais entre outros.

5 erros que você não deve cometer em sua equipe contábil para evitar incorrer passivos trabalhistas

Veja 5 exemplos do que pode causar passivos trabalhistas

 1. Não cumprir as obrigações trabalhistas 

Não cumprir essas obrigações trabalhistas pode acarretar em multas e até mesmo ações judiciais. Por isso, é fundamental que sua equipe contábil esteja sempre atenta a todas as obrigações trabalhistas, tais como: recolhimento dos impostos, férias, 13º salário, FGTS, dentre outros.

 2. Não seguir as normas das legislação 

Outro erro muito comum é não seguir as normas da legislação trabalhista. É importante que sua equipe esteja sempre atualizada sobre as mudanças nas leis e normas para que possam cumpri-las corretamente.

 3. Não ter um bom controle de jornada do colaborador

Um erro grave que pode comprometer toda a gestão da empresa é não realizar o controle de jornada de trabalho dos funcionários. Esse controle é importante para evitar problemas como o pagamento de horas extras, faltas injustificadas e até mesmo acidentes de trabalho.

 4. Registros desatualizados

Outro erro que é grave e é cometido por algumas empresas é o de não manter os registros dos funcionários em dia. Esses registros são importantes para comprovar o vínculo empregatício e evitar problemas judiciais no futuro.

 5. Falta de preparo 

Por último, mas não menos importante, é importante que sua equipe contábil seja competente e tenha conhecimento técnico suficiente para exercer sua função da melhor maneira possível. Caso contrário, podem ocorrer erros graves que podem custar caro para a empresa.

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